top of page

O sepulcro vazio está. "Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.”

A palavra páscoa vem do hebraico "pesah", que significa passagem.

A páscoa no Novo Testamento é a passagem da morte para a vida – é a ressurreição de Jesus de Nazaré, que havia sido morto na cruz. É a vitória de Deus sobre tudo o que fere e mata a vida. Jesus faz a sua passagem da morte para a vida plena.

A partir da ressurreição de Jesus temos o convite de Deus para participar da vida eterna.

Para nós cristãos, a páscoa tem este significado, a ressurreição de Jesus, a ressurreição para a vida plena, para a vida eterna, para uma nova vida de amor com Deus.

Não é possível compreender o que é a salvação que celebramos na Páscoa, sem antes entendermos a perdição em que entrou o homem pelo pecado. Não se pode entender a dinâmica da vida sem entender o que significa a morte.

Em sua dimensão física, como se sabe, a morte veio ao mundo como castigo. Ela não estava prevista no plano original do Criador, mas entrou na vida do homem por uma realidade muito mais trágica: o pecado, que tem como consequência terrível e irremediável a morte eterna.

Só quem se dá conta da gravidade que tem essa segunda morte é capaz de compreender o verdadeiro sentido da morte física: Deus a permite — bem como as doenças, misérias e sofrimentos deste mundo — para que o homem se humilhe, tome consciência de sua condição e se volte para o Pai. Não se trata de um castigo de condenação, mas de uma pedagogia de salvação.

O Verbo encarnado venceu ambas as mortes do homem: a física, unindo o Seu corpo e a Sua alma, na Ressurreição; e a espiritual, unindo de modo inquebrantável a Sua divindade à Sua humanidade, através do mistério da união hipostática. Participar definitivamente dessa vitória da ressurreição só nos será possível no fim dos tempos, quando acontecer a ressurreição da carne, a qual confessamos na oração do Credo. Neste exato momento, porém, já podemos participar da vitória de Cristo sobre a morte, unindo a nossa alma com Deus através da fé.

A paixão nos encerrou em entrega, dor, morte, silêncio; amor sem limites de um Deus apaixonado! Mas as forças da noite da dor no Jardim, da investida furiosa do pecado humano, da sombra do escurecer da sexta-feira e do silêncio do segundo dia não foram capazes de reter a aurora poderosa da ressurreição! Sim, hoje, nosso canto encontra felicidade sem preço! Nosso coração grita em alta voz: Ressuscitou!!!

Que alegria podermos renovar a cada ano a celebração da páscoa – RESSURREIÇÃO de Nosso Senhor Jesus Cristo – que antecipa e garante a nossa Ressurreição! É por isso que a Igreja prepara esta celebração com um longo tempo de espera e conversão, que chamamos de Quaresma e Semana Santa.

Na manhã de páscoa, informados pelas mulheres, Pedro e João correram até o sepulcro e encontraram-no aberto e vazio. Então aproximaram-se e inclinaram-se, para entrar no sepulcro. Para entrar no mistério, é preciso inclinar-se, abaixar-se. Somente quem se abaixa compreende a glorificação de Jesus e pode segui-Lo na sua estrada.

Alegremo-nos, pois, e n’Ele exultemos! Santo Mistério de Salvação nos envolve! Sim, o Cordeiro venceu! Que as alegrias da páscoa, do Crucificado, invadam os mais internos espaços de nossa existência! Que a luz do Cristo apague as trevas em nós!

Não permitamos que esta páscoa seja como outra qualquer. Ao comungarmos nos dias que se sucedem, do corpo e sangue do Senhor, façamos um fervoroso ato de fé na presença de Cristo na Eucaristia e nos unamos Àquele que venceu a morte para nos dar a vida eterna. Amém.

Feliz Páscoa.

Paz, benção e amor.

Fonte de pesquisa: padrepauloricardo.org

(Joana Ariel)

Missionária da Comunidade Aliança de Cristo Rei

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page