Anunciação do Senhor -“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14a)

April 4, 2016

 

Hoje celebramos a anunciação do Senhor. O anúncio que o Arcanjo São Gabriel fez à Virgem Maria, que seria a Mãe do Filho de Deus. Consideramos a resposta plena de fé de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38a), o momento que ela concebeu o Verbo Divino no seu seio.

 

Estamos, portanto, há exatamente nove meses do Natal. isto porque cremos que a concepção do Filho de Deus se deu em função da fé de Maria na palavra do Arcanjo Gabriel que era portador da mensagem divina. Assim, Maria, ao acolher a Palavra de Deus anunciada pelo Arcanjo, passou a ter o Filho de Deus ,o Verbo divino, no seu ventre.

 

Com a celebração da Anunciação do Senhor, celebramos também o momento no qual o Filho de Deus se fez Filho do Homem, porque assumiu a natureza humana, e também o momento que Ele penetrou a nossa história para nos salvar. Assim, confessamos a plena divindade e a plena humanidade do Filho de Deus, que sem deixar de ser Deus, Se abaixou e Se fez homem no seio da Virgem Maria, para ser o nosso Salvador.

 

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com Sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

 

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’” (Lc 1,26-38).

 

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. 

 

É o momento de louvarmos pelo “sim” de Maria e pedirmos ao Pai tal docilidade e obediência,  que responde ao Seu chamado com prontidão. É o momento de louvarmos á Deus por Sua misericórdia, que se faz humanamente visível ao se encarnar como homem, em  Jesus Cristo.

 

É o momento de nos aproximarmos da mesa do Senhor com o coração agradecido por Seu projeto de Salvação, de Redenção. E dispostos a nos envolvermos neste amor, que lança fora a imperfeição do pecado.

 

É o momento! Vamos nos preparar para gestar, junto com Maria, Jesus em nossos corações.

 

Paz, benção e amor.

 

 

                                                                                                            Joana Ariel

                                                                              Missionária da Comunidade Aliança de Cristo Rei

Please reload

Posts Em Destaque

Maria de Nazaré - A Arca da Nova Aliança

September 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 2, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags