top of page

A Vida Consagrada

“Somos uma família que caminha juntos à eternidade".

A Comunidade Católica Aliança de Cristo Rei é uma família que caminha todos juntos e unidos pela fé até a eternidade. E o que é caminhar até a eternidade?

Neste novo ano que se inicia temos o objetivo de aprofundarmos neste caminho. Para que tenhamos mais clareza, teremos um percurso para nos formarmos rumo a eternidade. Temos uma finalidade que iremos apresentar para todos os membros desta obra.

Vamos juntos caminhar a eternidade, pois temos um longo trabalho pela frente e não deveremos ficar parados. Estamos em um ano de muitas vitórias para a nossa Comunidade. Zelemos por ela!

Mãos à obra, pois a cada serviço que iremos realizar a nossos irmãos e na obra é para Cristo que estamos realizando, então irmãos e irmãs dediquemos o nosso melhor neste ano para Aquele que se dedicou em tudo por nós.

Além de aprofundarmos nos estudos sobre qual o objetivo da nossa missão também este ano nos dediquemos a Maria, pois é ela a mestra de toda sabedoria. Vamos nos deixar ser moldados por Maria, ela é nossa mãe. Com tudo o que somos e toda a nossa missão entregamos a Maria.

O nosso sim passa pelo o dela, então que a cada encontro, formação lembramos que temos a mesma mãe que o filho de Deus e assim seremos moldados por ela para caminharmos até a eternidade.

Consagração - Configuração com Jesus

Este é o caminho que se inicia, um novo tempo para a nossa Comunidade. Ter como finalidade a vida consagrada se configurando com Jesus e se unindo totalmente a Ele.

A Comunidade Católica Aliança de Cristo Rei é um Instituto de vida consagrada que tem a finalidade de conformar as nossas vidas a Cristo ou seja assumir a forma de Cristo. Cada comunidade expressa um aspecto de Cristo a nossa comunidade tem o objetivo de revelar Cristo Rei do Universo. O que significa isso? É trazer tudo e todos em volta de nossa realidade para que Cristo impere, tudo seja conduzido por Ele

Cada carisma recebe um aspecto da vida de Cristo sendo assim cada obra revela um aspecto específico de Cristo. Revelar a face de Cristo!

A Vida Consagrada é o nome que a Igreja Católica dá ao modo de viver das pessoas que deixaram as suas vidas profissionais e familiares e seu próprio estado no mundo, numa tentativa de abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos evangélicos em restrito seguimento de Jesus Cristo numa busca de cristianismo em vista do serviço à Igreja na evangelização, intercessão e promoção da dignidade humana.

Existem duas realidades, Vida e Aliança. O exemplo acima se encaixa nos moldes daqueles que optaram por ser "Comunidade de Vida". No entanto, a vida consagrada também se estende aos que são "Comunidade de Aliança", onde os que vivem essa realidade, permanecem com sua "vida secular" mas tendo uma posição e opção diferente mediante ao mundo. Um sinal do Eterno no meio comum.

Segundo a Igreja Católica, a vida consagrada deve ser vista como "uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espirito Santo

As pessoas consagradas, que podem ser leigos ou clérigos, homens ou mulheres, normalmente agrupam-se em institutos de vida religiosa (ordens religiosas e congregações) ou em institutos seculares, existindo porém aqueles que vivem isoladamente ou até em comunidade aberta, junto dos outros leigos não-consagrados. Dentro da Igreja Católica, existem vários institutos de vida religiosa.

Tal vivência consagrada se remete também aos membros das Comunidades novas, que embora não tenham a chamada Vida Consagrada citada aqui em sentido clássico, são homens e mulheres que nas últimas décadas vem "consagrando suas vidas a Cristo" em associações privadas de fiéis denominadas por Comunidades Novas.

Os Conselhos Evangélicos presentes na versão bíblica da vida de Cristo - seguidos pelos consagrados mediante os votos religiosos professados em institutos religiosos (comumente chamados apenas de Votos) - são aspectos pelos quais tais religiosos vivem a restrita "uniformização com Cristo", sendo considerados "novos Cristos" para a Igreja. Através destes Votos tais religiosos seguem as constituições dos seus respectivos institutos, vivendo segundo o "carisma" do mesmo os conselhos evangélicos mais comuns.

O grau de seguimento e cumprimento destes conselhos evangélicos variam de instituto para instituto, sendo as ordens religiosas mais austeras, onde os Votos são professados solenemente. Isto em oposição às congregações religiosas, que só obrigam os seus membros a professarem os Votos na sua versão mais simples. A diferença mais marcante destas duas versões está no cumprimento do voto da pobreza.

A vida de clausura é um voto comum em inúmeras ordens religiosas.

Os mais comuns votos religiosos professados são três:

  • Pobreza - Por meio deste voto, os que prometeram cumpri-lo, não podem mais ter bens pessoais, renunciando aos bens que já tinham e dispensando tudo o que venha a ter como posse e tudo o que por força de trabalho precisarem ter é apenas propriedade do seu instituto religioso. Normalmente, esta visão é defendida pelas ordens religiosas, enquanto que as congregações religiosas têm uma visão menos austera e mais simples do voto da pobreza, permitindo assim aos seus membros a posse, mas não o uso, de bens pessoais.

  • Castidade (através do celibato) - cuja finalidade seria os professados terem um "coração indiviso para Deus", fazendo-os seguir por isso a "continência".

  • Obediência - todo aquele que for superior de um instituto religioso ou de alguma parte do mesmo passa automaticamente a ter autoridade sobre os professados, que devem obedecer aos seus superiores.

Tornar-se um consagrado por amor

“Ouvi a tua voz, por isso estou aqui! Senti o teu perfume, então me decidi".

Quantas vezes escutamos a voz de Deus? Fazendo a cada um de nós um apelo em nosso dia a dia. Deus quer a minha e a sua ajuda para resgatar o seu povo que está sofrendo.

Qual a nossa postura diante de Deus e daqueles que espera pela nossa ajuda?

Que neste dia onde a Igreja celebra a apresentação de Jesus ao templo rezamos por todos aqueles que decidiram seguir à Cristo radicalmente ofertando suas vidas por amor.

E também nos unimos para que os nossos olhos vejam a salvação de Cristo!

A paz de Cristo, a bênção de São Jose e o amor da Virgem Maria!

k


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page