top of page

Lava pés: Um gesto de humildade e amor ao próximo.

O Tríduo Pascal inicia se na quinta-feira Santa com a missa do lava pés, essa missa termina no Sábado Santo, daí o nome tríduo, por isso o sacerdote não dá a benção final nesse dia. A igreja nos convida a mergulhar no grande mistério da paixão, morte e ressureição do Senhor, é um período propício que nos convida a um profundo silêncio interior e meditar intensamente esse mistério. O sacerdote lava os pés de doze fiéis lembrando o gesto de Cristo na última Ceia quando instituiu a Eucaristia também conhecida como a Ceia do Senhor (ou ainda missa vespertina da Ceia do Senhor).

Prestes a ser traído, com um gesto importantíssimo, Jesus nos ensina principalmente a humildade do serviço e a obediência, cumprindo assim a vontade do Pai. Com a plena consciência e o coração voltado à comunhão com o Pai, ele não se deixa abater em nenhum momento, passando em seguida para entrega total na cruz por cada um de nós.

Naquele tempo, devido a grandes distâncias que se percorriam a pé, pois não haviam facilidades de transporte, era comum que bons anfitriões de algumas casas designassem um servo que com uma bacia d’agua lavassem os pés dos visitantes que se achegassem. Esse costume é mencionado com frequência no Antigo Testamento, assim o Senhor anuncia a dinâmica do reino de Deus: o maior serve o menor, desse modo deviam prosseguir os discípulos de Jesus. Ele convida todo batizado a mergulhar na dinâmica do serviço e encontrar a felicidade.

Tomando uma bacia com água e uma tolha Jesus começa a lavar os pés dos apóstolos, um a um. Chegando Jesus até Simão Pedro este o questiona: “Senhor, tu me lava os pés”?

Respondeu-lhe Jesus: “o que faço não compreende agora, mas entenderá mais tarde”.

Pedro retrucou: ” Senhor, mas sou eu que devo te lavar os pés” replicou-lhe Jesus: “se não te lavar, não terá parte comigo”. Então lhe disse Simão Pedro: “Lava-me também as mãos e a cabeça”. Mas Jesus declarou: “quem já tomou banho não tem necessidade de lavar senão os pés”. E acrescentou: “vós estais limpos, mas nem todos”. Disse, pois sabia o que tramava Judas Hiscariotes. (Jo 13,5-10).

Essa é a pedagogia de Jesus, de como Ele transmite seus ensinamentos com a simplicidade mas ao mesmo tempo com uma grande profundidade, como de um tesouro escondido que precisa ser descoberto.

Preparemos o nosso coração para acolhermos esse tesouro que é o Cristo que vem até nós com a sua luz de salvação, amor e esperança.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page