top of page

A Páscoa é o dia do Senhor


O Mistério da Páscoa de Jesus, que compreende a sua Paixão, morte, ressurreição e glorificação ao lado de Deus Pai, está no centro da fé cristã, porque o desígnio da salvação de Deus se realizou uma vez por todas com a morte redentora do seu filho Jesus Cristo. A Páscoa cristã é a festividade mais importante para a Igreja Católica, nela contemplamos o odor da vida nova, o nascimento novo do cristão. Ao falar da Páscoa vou deter-me em mergulhar um pouco nas suas origens e na sua centralidade.

A páscoa, por sua vez, já era celebrada antes mesmo do surgimento do cristianismo, tratava-se da comemoração do povo Hebreu por terem sido libertados da escravidão do Egito. Tal escravidão durou aproximadamente 400 anos, é importante ressaltar que a Páscoa para o cristão representa a passagem da vida velha para a nova, das trevas para a luz. Nela, celebramos a ressurreição de Jesus Cristo o filho de Deus, que se entregou na cruz para redimir a nossa humanidade pecadora. O catecismo da igreja católica diz:

“É por isso que a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a”festa das festas”,a “solenidade das solenidades”, tal como a Eucaristia é o sacramento dos sacramentos (o grande sacramento). Santo Atanásio chamava-lhe “o grande Domingo”, tal como a semana Santa é chamada no oriente “a semana maior”. O mistério da ressurreição, em que cristo aniquilou a morte, penetra nosso velho tempo com a sua poderosa energia, até que tudo lhe seja submetido.”(Parágrafo 1169)

É muito comum, em algumas culturas, o uso de uma simbologia que não conduz a consciência a uma contemplação discernida e verdadeira quanto ao mistério da ressurreição. O consumo excessivo de comidas e bebidas diversificadas, o tratamento do momento sagrado como um festejo qualquer, e que por sua vez gera apenas a comercialização, com grande proporção vai ocupando espaço na cultura e na mentalidade das famílias cristãs.

Precisamos enfatizar que o significado da páscoa tem o papel de maior importância na vida da igreja, a simbologia deve por sua vez conscientizar o cristão e conduzi-lo à experiência da ressurreição. Vejamos aqui alguns símbolos da Páscoa que se encontram dentro do catolicismo: o cordeiro, cruz, pão e vinho, óleos, fogo, círio pascal e a água. Tais símbolos devem testemunhar e expressar a diversidade da experiência com o divino. Durante os 40 dias que precedem a semana santa e a Páscoa, período esse conhecido como Quaresma, nós cristãos somos chamados a nos dedicarmos com penitências, jejuns, e sacrifícios espirituais, em vista da Páscoa. “A semana Santa começa no domingo de ramos, que nos faz recordar a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém sob os gritos do povo que dizia: Hosana ao filho de Davi bendito é o que vem em nome do senhor Hosana nas alturas ( Mt 21,1-11)” Hoje, enxergamos com mais clareza, pois com a morte e ressureição de Jesus as escamas dos nossos olhos foram retiradas, o véu se rasgou. Também é de se notar que aquelas pessoas que estendiam os ramos de palmeiras e os seus mantos para que o Rei pudesse ser recebido em Jerusalém foram os mesmos que o perseguiram e o levou à crucificação.

Assim se expressa Santo Agostinho, bispo de Hipona : A ressurreição de nosso senhor Jesus Cristo é a vida nova dos que creem em Jesus, e este, é o mistério da sua paixão e ressurreição, que muito devíeis conhecer e celebrar porque não sem motivo desceu a vida até a morte. Não foi sem motivo que a fonte da vida, de onde se bebe para viver, bebeu desse cálice que não lhe convinha, Porque a Cristo não convinha à morte.

É de se perceber no evento pascal a ação poderosa de Deus, que vem ao encontro do homem para reparar as nossas culpas, com a plena obediência do seu amor até a morte. O filho é enviado para reconciliar toda a humanidade com Deus Pai. O sacrifício pascal de Cristo resgata os homens num modo único, perfeito e definitivo, e abre-lhes a comunhão com Deus. E assim ele reconcilia consigo mesmo a humanidade votada à morte por causa do pecado.

Fonte pesquisa: Catecismo da Igreja Católica e Santos Padres da Igreja.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page