Sábado Santo - uma vigília em honra ao Senhor

April 15, 2017

 

 

No sábado Santo honra-se a sepultura de Jesus Cristo e sua descida à mansão dos mortos depois do sinal da Glória, começa-se a honrar sua gloriosa Ressurreição.

 

A noite do Sábado Santo, denominada também Vigília Pascal, é especialíssima e solene  é considerada "a mãe de todas as santas vigílias", pois nesta a Igreja mantém-se de vigia à espera da Ressurreição do Senhor, a consumação de toda a nossa fé e celebra-a com os Sacramentos da iniciação cristã.

 

Esta noite é ”uma vigília em honra do Senhor" como nos mostra a leitura do Exôdo durante a qual Deus velou para os fazer sair do Egito, deve ser para todos os israelitas uma vigília para Deus, em todas as suas gerações”.(Ex 12,42).

 

 Também assim ouvindo a advertência de Nosso Senhor no Evangelho:

“Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Sede semelhantes a homens que esperam seu Senhor voltar das núpcias, a fim de lhe abrir logo que ele vier e bater”. (Lc 12, 35), aguardamos o retorno do Cristo, tendo nas mãos velas acesas, para que ao voltar nos encontre vigilantes e nos faça sentar à sua mesa.

 

 A procissão que se forma atrás do Círio Pascal é repleta de símbolos e alusão às palavras de Nosso Senhor: "Eu Sou a Luz do mundo. Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a Luz da Vida" (Jô 8,12; Jo 9,5; 12,46).

 

O Círio, conduzido à frente, recorda a coluna de fogo pela qual Deus precedia na escuridão da noite ao povo de Israel ao sair da escravidão do Egito e lhe mostrava o caminho:

“E Deus ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar a fim de que pudessem caminhar de dia e de noite”. (Ex 13,21).

 

O cristão é aquele que para iluminar se deixa consumir na Luz maior, e que em sua luz acende dando sua própria vida como  fez nosso Senhor Jesus Cristo: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”(Jo 15,13).

Caro leitores é uma celebração muito especial onde é percorrido todo o caminho do Tríduo Pascal é um encontro de Deus com a humanidade que se encontra em meio a escuridão por causa do pecado e que precisa voltar o coração para Deus, voltar a comunhão original, por isso a celebração se inicia com as lâmpadas da igreja apagadas.

 

Quando as lâmpadas são acesas representa a própria luz de Cristo ressuscitado que venceu a morte e que vem iluminar o caminho de todos aqueles que o espera, o fogo que se acende do lado de fora da igreja, representa o fogo novo, é o desejo de Cristo que todos sejam consumidos por este fogo novo, que nada mais é deixar ser conduzidos pelo Senhor Jesus, confiando nossas vidas a Ele e sendo transformados dia após dia pelo seu amor.

De fato ainda somos aquele povo de Israel que foi conduzido pela coluna de fogo em meio à escuridão e Deus foi abrindo-lhes o caminho.

A nossa Comunidade deseja a todos os leitores um abençoado Sábado Santo e que fiquemos atentos em vigia esperando a ressurreição de Cristo.

Paz, benção e amor!

 

 

Fonte de Pesquisa: Católico Fiel ( Fraternidade São José)

Please reload

Posts Em Destaque

Maria de Nazaré - A Arca da Nova Aliança

September 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 2, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags