O mistério da Ressurreição e Ascensão estão além da compreensão humana.

May 28, 2017

           

 

            Domingo da Ascensão do Senhor, dia em que a Igreja comemora a subida de Jesus Cristo ao céu. 
            Rejeitado e crucificado pelos homens, o filho de Deus todo poderoso é elevado aos céus, à vista dos apóstolos, e está sentado a direita do pai onde aguarda até que todos seus inimigos sejam postos de baixo de seus pés. Antes, porém, deixou aos discípulos essas recomendações: Não vos afasteis de Jerusalém, mas aguardem o cumprimento da promessa de meu pai. João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santos daqui a poucos dias. Fato que ocorreu cerca de dez dias após esse acontecimento na festa de pentecostes. 
               A ascensão de Cristo mencionada no evangelho de Lucas relata que Jesus subiu ao céu, 40 dias após sua morte (Lucas 24, 43-53). Ele apareceu várias vezes aos discípulos antes de subir ao Pai, e lhes deu instruções para prosseguir com sua missão redentora, dando-lhes autoridade para batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Eis que vos enviarei a força do alto, é o Espírito da Verdade que o mundo não pode receber porque não o vê e nem o conhece, mas vós o conhecereis porque permanecerá convosco e estará em vós (João 14,16-17). O céu para o qual o Senhor ascendeu, não se refere ao céu físico onde ficam as estrelas, e sim a plena comunhão com a vontade do Pai. Deus criador é onipotente, onipresente e onisciente, está em tudo e em todo lugar ao mesmo tempo, e o Filho também está em vista da comunhão perfeita com o seu amor.

 Era necessário a aparição do Senhor por quarenta dias antes de sua Ascenção para os discípulos tomarem consciência do mistério da ressurreição e serem fortalecidos na fé. O mistério da ressurreição não está ao alcance da compreensão humana, somente pela comunhão com o amor de Cristo é que se pode alcançar tamanha grandeza. Só através da experiência com o amor de Cristo ressuscitado a nossa natureza se abre à redenção.  É o Espírito Santo que nos mergulha na graça. E é necessária uma constante renovação do batismo através da renovação de suas promessas e do sacramento da confissão, só assim mergulharemos mais na consciência de que a ressurreição que a graça de Cristo nos confere está ao alcance de todos. É por uma nova relação com a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, que as novas comunidades, chamadas de “primavera da igreja”, entre elas a Aliança de Cristo Rei, vivem com muito ardor e alegria essa experiência.
             Mesmo os apóstolos, tendo participado juntamente com Jesus em sua missão terrena, chegaram a duvidar da ressurreição de Cristo. Apenas começaram a compreender de fato em Pentecostes com a vinda do Espírito Santo que aconteceu 10 dias após a ascensão do Senhor (Atos, 2-1).

 

A Paz de Cristo! A benção de São José e o Amor da Virgem Maria!

Please reload

Posts Em Destaque

Maria de Nazaré - A Arca da Nova Aliança

September 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 2, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags