top of page

O significado da quaresma para nós cristãos.


A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na quinta-feira santa, na celebração da missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos.

Os católicos realizam a preparação para a Páscoa, o período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja,o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.

Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos evangelhos, esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais, a quaresma vai até o tríduo pascoal culminando na ressurreição do Senhor.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, ressuscitado no domingo da Páscoa. Assim, retomando as questões espirituais, ontologicamente o cristão está renascendo com o Cristo.

Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina de cada doutrina e possuem seu calendário específico para seguir.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que remete à cor do céu nos minutos antes do sol raiar, é esse o espírito verdadeiro da penitência, arrumamos a casa interior na expectativa de acolhermos a Pascoa do Senhor. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum, por volta do ano 350 d.C. Com o amadurecimento da igreja ela aumentou o tempo de preparação para quarenta dias apontando para os quarenta dias de Jesus vivendo no deserto e combatendo as tentações do inimigo por toda a humanidade. A igreja acompanha o seu Senhor e Esposo, assim surgiu a quaresma.

Quarenta Dias

O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Triduo Pascal,que termina no Domingo de Páscoa.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades, portanto, a duração da quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras.

Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer, antes de iniciar sua vida pública, logo após ter sido batizado por João no rio Jordão, Jesus mostra a necessidade que ele teve em se preparar para a missão que o esperava.

Contam os Evangelhos que no deserto Jesus era conduzido pelo Espírito, o que quer significar que vivia em oração e recolhimento, discernindo a vontade do Pai para a sua vida e como atuaria a partir de então, e tendo vivido intensamente esse encontro, foi tentado pelo diabo. As tentações que Jesus viveu são apresentadas como aquelas que também os cristãos irão combater.

Tempo de Oração

A quaresma é o tempo litúrgico de intensa conversão e preparação para a grande festa da Páscoa, durante este período os fiéis católicos são convidados a tomarem mãos de 3 armas poderosas: a prática do jejum, da caridade (esmola) e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia de domingo é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

Em verdade estas três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade, não deve ser vivida somente durante a quaresma mas em todos os dias de sua vida. Por isso o cristão Católico se esforça nestes 40 dias que se propõe a ensaiar o estilo de vida que pretende alcançar pela perseverança, sempre buscando o Reino de Deus, ou seja, lutando para que se faça presente a justiça divina, a paz e o amor em toda humanidade.

Nos prontifiquemos a viver este tempo como o desafio exige e nos tornemos melhores combatentes de Cristo Nosso Senhor e Rei do Universo.

Paz, benção e amor.

Santa quaresma á todos!

Lídia Ariel

Missionária da Comunidade Aliança de Cristo Rei

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page