Bento de Núrssia, exemplo de fé e santidade

July 11, 2017

 

 

O fundador da ordem dos beneditinos, São Bento se tornou conhecido pelo zelo com as coisas sagradas e pela resistência às investidas de satanás, obtendo êxito em tudo, suas orações poderosas atraem a muitos cristãos e não cristãos.

 

Menos conhecida, sua irmã gêmea Santa Escolástica foi de igual modo tão zelosa, quanto São Bento, e testemunha de seus muitos milagres. Nascidos por volta de 480 dc, ambos tiveram oportunidade de estudar nas melhores escolas da Europa, pois eram de família nobre. Ambos dispensavam cuidados especiais por parte de seus pais, pois eram extremamente disciplinados logo foram atraídos pelas histórias dos primeiros cristãos e mártires. Há relatos de que ficavam por várias horas conversando sobre espiritualidade uma das coisas que mais gostavam de fazer.

 

Logo que chegou a idade adulta o jovem Bento foi dar continuidade aos estudos na cidade de Roma lá se deparou com uma sociedade em elevado declínio moral, tendo em vista ao declívio do outrora invicto Império Romano, em meio às invasões dos bárbaros que destruíam tudo pela frente, as cidades, culturas, costumes morais etc. Tudo sedia diante do impetuoso Exército Bárbaro. A fim de livrar-se desse ambiente nocivo aos seus princípios, o jovem retirou-se para uma região montanhosa em Úmbria refugiando-se em um penhasco onde havia uma gruta acessível para apenas pessoas altamente habilidosas. Ele viveu como eremita por cerca de três anos em oração e penitência. O patriarca pôde ouvir do modo preciso as inspirações que Deus desejava colocar em seu coração.

 

Lá recebia muitas vezes os alimentos por meio de um cesto preso a uma corda e foram nestes períodos de solidão absoluta onde o jovem sofreu terríveis tentações, mas saiu vitorioso em tudo. Provado em uma ocasião contra a virtude da pureza, viu-se a ponto de ceder e abandonar a vida solitária. Ajudado, porém reagiu com a força da graça divina, despiu-se de suas vestes e se jogou numa moita de espinhos e urtigas, ficando lá por um bom tempo saiu com o corpo ferido, mas com a alma invicta e curada.

 

A cultura monástica de São Bento se expandiu a tal modo que influenciou toda a cultura europeia, e hoje seus mosteiros encontram se em toda parte do mundo.

 

Umas das grandes virtudes concedidas por Deus a São Bento foi o dom do milagre. Um incidente em casa foi ocasião para o primeiro milagre do jovem Bento, aconteceu que a serva havia quebrado um vaso de argila e encontrava-se em pranto, pois o tinha pegado emprestado de uma vizinha. Sensibilizado com a situação da moça, tomou em suas mãos os pedaços do recipiente e pondo se em oração ele se reconstituiu de forma perfeita.

 

Santa Escolástica sua irmã gêmea testemunhou muitos outros milagres, muitas pessoas perturbadas por espíritos maus foram libertas quando São Bento ordenava. As vezes em que esses espíritos resistiam, Bento esbofeteava a pessoa (que não sentia ser golpeada, quem sentia era o espírito mau), ou tocava fortemente com seu cajado e eles deixavam a pessoa imediatamente. Santa Escolástica afirmou que em alguns casos onde, após a pessoa ter sido “espancada”, viu o demônio sair como se tivesse levado uma baita surra. Após sua morte São Bento continua a operar milagres e muitas pessoas usam como instrumento de exorcismo bênçãos a chamada medalha e oração de São Bento. A eficácia da medalha e suas orações de exorcismo são reconhecidas em todo o mundo, muitos são os depoimentos dos que já foram libertos por meio dessas poderosas orações, muitos são os que foram libertos de espíritos malignos, enfermidades, vícios de alcoolismo e outros entorpecentes.

 

Que os dois exemplos de zelo e santidade, Santa Escolástica e São Bento, nos inspirem e que eles intercedam por nós. Encontremos o refúgio em suas palavras, em suas orações e em suas histórias seguindo seus exemplos. A igreja precisa viver a fé desses dois santos. A sociedade moderna é um ambiente extremamente hostil e altamente contaminante para os cristãos, em meio à desordem proveniente do egoísmo, da luxúria e outros males de uma sociedade que avança tendo em vista apenas o consumo, o desenvolvimento tecnológico e a posse dos bens perecíveis, deixando de lado os princípios morais e fraternos.

 

Nós que fazemos parte do corpo da Igreja precisamos ser exemplos para outras pessoas, dando testemunho com palavras e ações concretas de cristãos, assumindo um comportamento de Igreja no trabalho e na família. Onde quer que estejamos, os olhos de todos os cristãos precisam estar voltados para o Cristo filho de Deus Pai, e não para o Cristo do consumismo, do egoísmo e da incoerência. Só assim é que iremos atrair outras pessoas, incluindo os jovens que estão cada vez mais se afastando da igreja, muitos sendo arrastados por seitas anticristãs, sem se darem em conta de que estão mergulhando em um ambiente perigoso e sem volta.

 

Oração da Medalha de São Bento

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!

 

A paz de Cristo, a bênção de São José e o amor da Virgem Maria!

Please reload

Posts Em Destaque

Maria de Nazaré - A Arca da Nova Aliança

September 9, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 2, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags