top of page

Vocações: Eu te chamei


“Antes que te formastes no seio de tua mãe, eu já te conhecia e te consagrei para ser meu profeta entre as nações” (Jer 1, 5)

A melhor de todas as notícias que já ouvi: saber que era assistido por Deus antes mesmo de nascer.

Em 1981 foi instituído na 19ª Assembleia da CNBB o mês da vocações, que tem como objetivo conscientizar a comunidade da responsabilidade que todos compartilham no processo vocacional. É o mês em que a Igreja se dedica com muita intensidade a orar e pedir a Deus para suscitar novas vocações. O próprio Senhor Jesus dissera aos seus apóstolos: “A colheita é grande, mas poucos são os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita”. (Mt. 9,37-38). Portanto é o Senhor que nos chama e nos escolhe e em um outro trecho diz: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi...” (Jo. 15,16).

No primeiro domingo celebramos a vocação sacerdotal (padres, diáconos e bispos) – é o dia das vocações aos ministérios ordenados. O dia do padre é comemorado no Brasil em 4 de agosto, mesma data da festa de São João Maria Vianny, sendo proclamado padroeiro dos padre pelo Papa Pio XI e em 10 de agosto comemora-se o dia do diácono, sendo o padroeiro São Lourenço. É por dom e graça de Deus que o sacerdote assume a vocação, para dar continuidade a missão redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele celebra a Eucaristia em nome do Senhor, como Ele mesmo ordenou aos apóstolos na última ceia “... fazei isso em memória de mim”. (Lc 22,19).

Segundo domingo pela vocação familiar (vocação matrimonial) - dia dos pais. O dia dos pais é talvez o mais divulgado devido aos laços familiares entre pais e filhos e pela força que o comércio tem nesse dia. Antigamente no dia 16 comemorava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora, à partir daí a data foi adotada e passou a ser celebrada no domingo.

Terceiro domingo pelas vocações religiosas - dia da vida consagrada. Este dia é dedicado àqueles que decidiram integrar-se por inteiro a missão religiosa em uma congregação, instituto ou nova comunidade, dedicando suas vidas ao serviço do Reino de Deus. Sabemos que a plenitude da vida acontecerá quando “Deus for tudo em todos.” (1Cor 15,28). O Papa Francisco consagrou o ano de 2016 como ano da vida religiosa, de modo a chamar a atenção de todos da importância ao chamado do Senhor.

Quarto domingo pelas vocações dos cristãos leigos – Dia do catequista. Comemoramos o dia de todos os leigos que se dedicam aos trabalhos pastorais e também missionários. Para a Igreja a significação da palavra ‘leigo’, segundo o CIC (Catecismo da Igreja Católica): “... os fiéis que, incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e a seu modo feitos participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercem, em seu âmbito, a missão de todo o Povo cristão na Igreja e no mundo.”(parágrafo 897). Este dia voltará a ser lembrado também no último domingo do ano litúrgico na Solenidade de Cristo Rei. Nos anos em que o mês de agosto tem cinco domingo, neste último comemora-se exclusivamente o dia do catequista. Não podemos nos esquecer do catequista que dedica sua vida ou parte dela para ensinar a lei do Senhor e educar os outros conforme os desígnios de Deus.

O Concílio Vaticano II ratificou a missão do leigo inspirado na atuação dos primeiros cristãos, enfatizando que o leigo deve assumir um compromisso. São pessoas que no seu cotidiano estão inseridas na família, no trabalho, na escola e no poder público, por isso observamos que a missão do leigo é grandiosa e tão importante quanto a do Clero na Igreja, podemos dizer que o leigo é responsável de infundir o cristianismo em todas as realidades humanas. Quando se fala em vocação, ainda muito entende-se como uma questão exclusivamente da vida consagrada e dos ministérios ordenados, quando na verdade é dever de todo batizado comprometer-se com a fé, divulgando o evangelho como ordenou o Senhor: “Ide fazei discípulos entre todas as nações”.(Mt. 28,19).

A paz de Cristo, a bênção de São José e o amor de Maria

Conheça mais sobre a Comunidade Católica Aliança de Cristo Rei:

Fontes: Site da Diocese de São Paulo, Notícias Cação Nova e Rádio Vaticano.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page