A maternidade universal de Maria


“Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa”. (João 19,26-27).

Nos últimos momentos da vida de Jesus, ele quis nos presentear com sinais claros de seu amor pela humanidade: os sacramentos da reconciliação e da eucaristia; o Espírito Santo; o governo da Igreja na pessoa do Papa; a maternidade universal de Maria.

Sabemos que o discípulo amado mencionado no texto é o mesmo autor do quarto evangelho, São João a intenção do evangelista é dizer que o presente deixado por Jesus não foi para nenhum discípulo, mas para aquele que o Senhor amava.

Receber Maria como mãe é inspirar-se em seus exemplos no serviço ao Reino é ser discípulo amado de Jesus. Não basta seguir, é necessário ser discípulo amado, acolher a mãe do Altíssimo como nossa mãe.

Nos últimos respiros de Jesus na cruz, ele olha a humanidade desprotegida na pessoa de João e diz à sua mãe: ” Mulher, eis aí teu filho” cuida dele, não o desampares, sê para ele a mesma mãe carinhosa, amorosa que foste para mim.

Jesus vê sua mãe chorando de dor, mas ele sabe que ela naquele momento gera a humanidade em seu ventre, Maria chora a perda de seu filho e a dor de dar à luz. O texto bíblico diz que o discípulo amado a partir daquela hora a levou para a vida, a graça a ele em seu lar, em sua vida, a graça a ele concedida de ser filho de Maria.

A mãe ensina, educa, forma e alimenta funções, estas deixadas como sacramento na presença real e materna de Maria. Ela nos convida a nutrirmos a nossa fé, colocar-nos em seus braços como crianças, para que nos oriente no caminho até Jesus.

“Ser mãe é, amar sem medidas, é se doar por inteiro.

Ser mãe é missão de grande responsabilidade e de muita honra.

Mãe é a mão que conduz é o ser que vela.”

A Comunidade Católica Aliança de Cristo Rei deseja a todas as mães um feliz e abençoado dia das mães. E que a doçura e a simplicidade de Maria abrange os corações de todas as mães do nosso Brasil e do mundo inteiro.

Paz, benção e amor!

Fonte de Pesquisa: Imitação de Maria


Posts Em Destaque