top of page

Corpus Christi: o Mistério da Eucaristia


Corpus Christi significa Corpo de Cristo, é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa e na quinta-feira seguinte da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem em sua memória, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformaria em seu Corpo e Sangue. "Tomai e comei; isto é o meu corpo que será entregue por vós. Fazei isto em minha memória". (Lc 22-19)”. Na Eucaristia comunica-se o ato do amor de Deus por nós, um amor tão grande que nos alimenta, um amor gratuito sempre disponível a cada pessoa que está com fome de amor, de alegria e de paz. Todos nós sentimos essa fome e é na experiência com a Eucaristia que nos saciamos e nutrimos nossa fé pelo Senhor e somos alimentados pelos seus Dons; a sua Palavra e pelo seu Corpo e Sangue. "O pão que eu vos der é a minha carne, que hei de dar pela vida do mundo".(Jo 6-57).

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo de Israel que caminhava pelo deserto rumo a terra prometida foi alimentado com maná.

Com a instituição da Eucaristia nós nos alimentamos com o próprio Corpo de Cristo, "...o que come a minha carne e bebe o meu sangue está em mim e eu nele". (Jo 6-57). Estas foram as palavras de Jesus, palavras cheias de espírito e vida, palavras de doçura e amor. Mas por outro lado nós somos atemorizados pelo pecado e nossa consciência impura nos afasta de compreender este Mistério da Eucaristia. A doçura da palavra de Cristo nos convida a recebê-lo e fazer dele a nossa morada, mas a multidão de nossos pecados nos afasta desta morada. É preciso que seja reordenado dentro de nós para que nos aproximemos de Jesus com grande confiança e amor.

Por isto é que no sacramento do altar Jesus está presente, e todas as vezes que O recebemos dignamente sua graça repousa sobre nós e nos faz eternamente felizes. Este sacramento infundi em nossa alma a graça do Espírito Santo, recupera as nossas forças perdidas e nos enche com a verdadeira vida saciados por Cristo que é a fonte da vida, "Vinde a mim, todos os que viveis em trabalhos e estais oprimidos, e eu vos aliviarei". (Mt 11-28).

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, a procissão pelas ruas é uma expressão da fé e adoração para com a Santíssima Eucaristia. Convidamos todos para fazerem a experiência de seguir Jesus presente na Eucaristia. A hóstia é o nosso maná, mediante a qual o Senhor dá-se a si mesmo para nós, a Ele entregamos a nossa confiança e amor.

“Jesus defenda-nos das tentações do alimento mundano que nos torna escravos, purifica a nossa memória para que não permaneçamos prisioneiros do nosso eu e de nossos apegos, mas seja a memória viva da tua presença que se entregou por amor a cada um de nós em teu gesto redentor. E que através do teu Corpo e Sangue presente na Eucaristia, nós nos tornemos abertos para a graça de sermos pessoas melhores e seguir o teu exemplo no serviço e no amor para com o nosso próximo “. Amém.

A paz de Cristo a benção de São José e o amor de Maria!

Fontes de Pesquisa: Imitação de Cristo


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page